terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O encontro com os Orangutangos





A caminho de Sepilok.
De manhã apanhámos o mini-bus desde Kota Kinabalu para Inaman que é onde fica o terminal de viagens para Norte, de lá apanhamos um espresso para Sandakan mas tinhamos de pedir ao motorista para ficar num cruzamento perto de Sepilok, e assim foi, passadas 7 horas de viagem lá chegamos, o pior é que esse cruzamento ficava longe de tudo, o nosso hostel fica a 2.5 KM daí, decidimos fazer a pé mesmo com taxistas ali á espera para pedir o bom e o belo, suamos um bocado mas lá chegamos ao hotel Sepilok Forest Edge, este hotel tem vários challets com vista para a floresta mas combina a vertente mais barata, que é onde ficamos bed & breakfast, temos a dizer que a localização é muito boa, fica quase floresta a dentro, como chegamos aqui tarde só tivemos tempo de jantar qualquer coisita e irmos descansar, porque amanhã é que iria ser engraçado.



De manhãzita acordámos por volta das 8 horas e tomamos o pequeno-almoço com vista para a selva, com barriga cheia aí fomos nós para o centro de reabilitação dos orangutangos que foi uma das coisas que nos trouxe até Sepilok, para ver os grandes mamíferos em pessoa no seu meio ambiente sem jaulas ou coisas do género, este é um de 4 santuários em todo um mundo, abriu em 1964, o nome Orang Utan significa " Homem da Floresta" em Malay e podem pesar até 144 kg e têm 4 vezes a força de um humano, estamos a falar dos machos.



Aqui neste santuário há duas horas separadas para ver os orangutangos, uma ás 10h e outra ás 15h, ambos consistem no seguinte : um dos funcionários do santuário tráz algumas frutas e leite para uma plataforma e eles depois aparecem do meio do nada para comer( este é só um suplemento de comida, pois não há garantia que eles venham para comer, ás vezes aparecem , outra nem por isso).



O que temos a dizer é que foi mágico vê-los ali no seu habitat, as brincadeiras, a maneira como as fêmeas agarravam as suas crias, fomos ao horário da manhã e da tarde que é o que o bilhete inclui ( 9€ com direito a levar uma máquina fotográfica).
Entre o intervalo das duas sessões de alimentação fomos até á Rainforest discovery center, onde podemos ver a sua fauna e flora única (entrada é de 2 €), nesta floresta existem vários pontos de observação onde tivemos a sorte de conseguir ver o "hornbill" , uma ave muito engraçada que tem uma espécie de chifre no bico.





Na parte da tarde voltamos ao centro de reabilitação, desta vez conseguimos ver mais orangutangos do que de manhã, incluindo um orangutango que não pertencia ao centro de reabilitação, tinha vindo da floresta para uma refeição fácil e grátis. Também vimos entre os Orangutangos outros macaquitos de raça mais pequena que andavam lá a pertubar e a "roubar" os orangutangos. Recomendamos a todos esta visita,eles são criaturas adoráveis :)



Sem comentários:

Enviar um comentário