sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Malaca e o seu passado Português

A noite foi passada no aeroporto de Bali, porque tinhamos o vôo para Singapura pela manhã bem cedo, portanto uma noite em claro mas passou-se bem.
Mal chegamos a Singapura apanhamos o metro para o centro da cidade, almoçamos na zona arabe num restaurante que já conheciamos e de seguida apanhamos um autocarro para Malaca na Malásia, uma cidade com imensa história e com um passado muito Português. Depois de 3h30 de viagem, mal chegamos fomos logo procurar o nosso hostel, deixamos as malas e fomos á descoberta, passamos por imensos monumentos, alguns deles construidos por Portugueses, apoderados por Holandeses e destruídos pelos Ingleses, como é o caso da "Famosa", construido em 1511 por Portugueses, um forte também conhecido por "Porta de Santiago". Em 1641 o forte foi apoderado por Holandeses quando este derrotaram os Portugueses, parte do forte foi destruido em batalha, mas os Holandeses recontruiram, mas no início do século XIX com receio da expansão Francesa os Holandeses cederam Malaca aos Ingleses, o que levou á destruição de grande parte do forte em 1806. O pouco que sobra hoje foi salvo pela intervenção do fundador de Singapura, Sir Stamford Raffles. No topo da montanha onde se encontra o forte está a igreja "Nossa Senhora" contruida em 1521 por Portugueses que mais tarde a poder dos Holandeses em 1641 modou o nome para Saint Paul.
Outro marco Português que se encontra em Malaca é a réplica da Nau " Flor do Mar", desta vez com menos orgulho devido a que dizem ser a justificação do seu naufrágio. Em Novembro de 1511, a "Flor do Mar" ao comando de Afonso de Alburquerque naufragou no mar Indico, mais pópriamente no estreito de Malaca devido ao excesso de "mercadoria" que levava, tesouros de Malaca, deixando inumeras vítimas fatais mas com a sobrevivencia do seu comandante, diz-se ainda hoje queo tesouro se encontra no fundo do mar.

Nessa tarde passámos também pelo bairro Português em Malaca, onde podemos visitar o museu que conta a nossa história e onde um descendente Português muito engraçado nos explica tudo com muito orgulho em alguma palavras Portuguesas :) . Almoçamos no bairro num restaurante Português com muita pouca comida Portuguesa.

Á tardinha fomos até a china town do sitío onde ainda se sentia o ambiente de festa da entrada do ano novo chinÊs, o ano do dragão, a não esquecer que Malaca é património Mundial da Unesco.
No dia seguinte apanhamos o autocarro para Kuala Lumpur (cerca de 2.20 cada bilhete, 150 km) onde iriamos ficar uma noite para apanharmos uma voô para o Bornéo ( onde nos encontramos neste momento), falaremos de Kuala Lumpur mais para a frente.