quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A magia de Bali (Indonésia)

No dia 15 levantamo-nos por volta das 7 da manhã para apanhar o voô das 09h25 para Bali, apesar de algumas complicações e atrasos no metro lá chegamos a tempo e horas.
Passadas 2 horas estavamos em Bali.Demoramos cerca de 40 minutos até irmos buscar as malas, perdemos imenso tempo a tratar dos vistos( cerca de 20€ cada). Quando saímos do aereoporto uma nuvem da taxistas vieram ter connosco com preços absurdos para nos levar ao nosso hotel, fomos por 110.000 rp (9 €) , o que ainda achamos caro.
Chegamos então são e salvos ao hotel villa puri(16 €) com pequeno almoço incluído, Bali ainda é carote no que diz respeito a acomodação, este foi dos mais baratos que encontramos em Jimbaran.

Depois de fazermos o check-in do quarto fomos explorar um pouco a praia local, acabamos por almoçar num dos restaurantes da praia, surpreendidos ficamos na hora de pagar a conta, +20% de taxa e serviço.
Á tardinha começou a chover bastante e a trovejar, então acabamos por recorrer cedo ao hotel, comemos algo, navegamos um pouco na net e fomos dormir.
Um apontamento a fazer é que os Balineses são extremamente simpáticos e de sorriso fácil.
Ontem dia 16, erguemos bem cedinho, por volta das 6 da manha, tomamos o pequeno almoço servido pelo hotel e fomos alugar uma scooter por 50.000 (4€). :)
O João era o condutor, ambos sem grande experiência a conduzir scooter, mas ele foi o que se qualificou melhor.

Partimos então em direcção a Kuta, bastante desenvolvido, cheia de lojas para o turista perder a cabeça( e o dinheiro), paramos para dar uma olhada na praia( praia mais para surfistas, devido ás suas ondas) e continuamos um pouco(bastante) perdidos. O nosso objectivo era chegar a Ubud.
Sempre a perguntar por onde ir um dos questionados guiou-nos, primeiro para um sítio que foi dos mais mágicos que vimos ate hoje, umas cascatas no meio de uma explosão de verdes( Tegenungan Village), de seguida fomos a uma area de plantação onde tivemos oportunidade de experimentar quase tudo do que lá se plantava. Chá de Baunilha, limão, ginseng, gengibre, café moka...

Só não experimentamos o Kopi Luwak, pois é bastante caro ( em breve explicaremos melhor o processo deste café), ali vendiam infusões de tudo o que tinhamos degustado, adorariamos trazer algo mas o pouco espaço na mala e o low-budget não o permitiu.

Seguimos caminho até à floresta dos macacos(UBUD), teriamos de pagar entrada, mas foi desnecessario pois grande parte dos macacos andavam cá fora e aproveitámos para as fotinhas.
Depois após caminhos bastante estreitos e vistas mágnificas chegamos finalmente ao centro de Ubud, ondo o nosso "guia" nos mostrou um hotel baratinho.
Entretanto nosso "guia" tinha de ir trabalhar. Temos de dizer que o senhor teria nos mostrado tudo isto gratuitamente, mas acabamos por dar o que achamos justo.
Acompanhou-nos a meio caminho do nosso regresso ao hotel, bem, a partir daí andamos perdidos, fizemos imensos quilometros a mais debaixo de uma chuva intensa que entretanto começou. Passadas 2 horas chegamos finalmente ao hotel, com bastantes quilometros feitos ( cerca de 150), horas de caminho( cerca de 6 horas non-stop) e uns belos escaldões, pois tinhamos esquecido o protector solar.
Á noite jantamos no hotel e recolhemos. Até agora Bali tem sido fantástico.