domingo, 12 de fevereiro de 2012

Os "must see" em Kuala Lumpur

Após o pequeno almoço o Farid deixou-nos no centro da cidade,pertinho do hostel que tinhamos reservado, temos a dizer que esta experiência do couchsurfing não correu como esperavamos,mas não podem ser todas positivas...foi assim assim.Já por nossa conta decidimos rumar ao centro de Kuala Lumpur apesar da chuva intensa que caía,vestimos os impermeaveis e metemo-nos ao caminho,enquanto caminhava-mos ouvimos um burburinho e vários aromas entraram na nossa narina sem pedir autorização,muita cor e muitos chineses depois chegamos á conclusao que estavamos em chinatown. Como em Portugal nas lojas chinesas tambem aqui se pode comprar de tudo...roupa,acessórios de moda,electronica e muito mais.Encontam-se aqui grandes marcas de roupa...mas claro tudo contrafeito.

Se querem um local barato para ficar e central com comida variada,este é o local indicado...a 15 minutos a pé das Torres Petronas.Como estava a chover imenso decidimos voltar para o hostel e editar uns videos e escrever uns textos sobre a viagem,jantámos um noddle manhoso e ficamos aviados naquele dia.
No dia seguinte tinhamos decidido acordar cedo para aproveitar o dia e irmos para as Batu Caves (descobertas por um americano a 120 anos atrás,trata-se de um templo Hindu dedicado ao deus Subramaniam ou Muruga,uma enorme estátua dourada deste deus encontra-se em frente ao templo) e assim foi, comprámos o bilhete de comboio que custou 1,80€ ida e volta de "Sentral KL",não pudemos de deixar de reparar na estação de comboios que algumas carruagens são reservadas unicamente para mulheres (o mundo muçulmano têm destas coisas),passados 15 km chegámos finalmente.

Nesta altura do ano existem milhões de peregrinos que se dirigem as Batu Caves devido ao festival Thaipusam que decorre durante 3 dias e que é um dos mais importantes festivais para a comunidade Indiana.Quando chegámos nem parecia que estávamos na Malásia mas sim na India devido a quantidade de Indianos,um mundo de cores e especiarias com muita música invadia o recinto mas nem tudo eram rosas,havia imenso lixo no chão e um cheiro um pouco nausebundo mas pronto estavamos ali para visitar as grutas.

Ao fim de 272 degraus chegámos finalmente ao templo principal,durante essa subida conseguimos ver alguns macacos a saquear as pessoas que levavam oferendas em sacos plasticos...tipico :) Entre as oferendas destacavam-se flores,galos e galinhas e leite entre outras coisas que não conseguimos identificar,nota-se no ar que é um sítio muito espiritoso para os Hindus.

Achamos que duas horas chegam perfeitamente para ver as Batu Caves.NO regresso ao centro da cidade decidimos ir visitar as mundialmente famosas Torres Petronas (aberto ao publico em 1998 com 88 andares e 452 metros sendo hoje em dia as Torres GÊmeas mais altas do mundo,nesse edificios encontra-se sediadas muitas empresas e um enorme centro comercial na sua base,a sua arquitectura tÊm bastante influÊncia islamica,sabemos que dá para ir até uma certa altura do edificio para ter uma vista panoramica sobre a cidade mas decidimos deixar passar esta vez,pois na noite anterior tinhamos tido essa experiencia do topo do hotel "Traders", no seu skybar.
Daí fomos para um centro comercial chamado "Pavillon" onde tinhamos ouvido falar que se encontrava uma exposição, (United Buddy Bears) esta exposiçao é composta por imensas Estátuas de ursos alusivas a cada País diferente,todas elas pintadas á mão por artistas de cada país,entre imensos países Portugal não foi exepção e temos a dizer que estava um trabalho bastante conseguido :)

Após um dia bastante interessante regressámos ao hostel e vimos um filme...xixi...cama,lolol.
Chegou o dia de abandonar Kuala Lumpur mas sem antes aproveitar a manhã visto que o nosso voo era na parte da tarde, decidimos dar uma vista de olhos a "Little India" que pelo nome conseguem adivinhar que é onde a comunidade Indiana está instalada com imensas lojas, onde cor e aroma é predominante.

Daqui partimos para um templo Chinês que ficava a meia hora a pé de caminho,templo este dedicado á mãe sagrada "Thean Hou" que dá o nome a este templo,este é um dos templos chineses na Malásia mais impressionante,do templo consegue-se ter grandes vistas da cidade,nesse templo vimos ainda muitas pessoas a rezar e a acender incensos.
Já passava das 11horas e era hora de regressar ao hostel para recolher as malas e partir para o aeroporto para apanharmos o voo para a China.
Adeus Kuala Lumpur e até breve.