sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Hong Kong ;)

São 22h da noite e chegámos ao aeropOrto de Shenzen na China, começou logo o desafio,encontrar alguém que falasse Inglês, pois não conseguiamos encontrar indicações de como ir para Hong Kong.
Tinha visto na net que de metro se ia para Hong Kong, parecia fácil, mas nem por isso. Lá encontramos um Japonês que por acaso já tinha vivido em Hong Kong e sabia para onde nos haviamos de dirigir, áh e muito importante, falava inglÊs :) e um pouco de "Portanhol" ,pois havia estudado em Espanha.
Ajudou-nos a comprar o bilhete e veio no mesmo comboio que nós. Pensavamos que Shenzen ficava perto de Hong Kong, mais uma vez pensamos mal...passado uma hora de comboio chegamos á fronteira e depois de passar pelo controle de passaportes apanhamos o metro que demorou mais de uma hora tendo de trocar de linha 3 vezes...ufa!!! Mas para quem quer fazer este percurso, no aeroporto de Shenzhen apanha o metro para Lou Hu (0,90€) e daí apanha-se o metro de Hong KOng dependendo para onde se quer ir,nós por exemplo fomos para "Causeway Bay", até aqui custou 4,60€.

Isto da China e HOng Kong têm muito que se lhe diga...os próprios chineses precisam de uma autorização especial para entrar tanto em Hong Kong como em Macau.
O mais barato que encontramos foi um hostel a 32€ mas que se deva dizer que de hostel não tinha nada, não pela negativa mas sim pela positiva, parecia um quarto de hotel com bom aspecto e bom wc.
Primeira impressão de HOng Kong?? Muito boa uma cidade cheia de luz com muito movimento e muitos sitíos para gastar dinheiro com muitos arranha céus.Aterrámos na cama já eram 2.30 da manhã.

No dia seguinte super preguiçosos só nos levantamos deviam ser já 11 da manhã, primeiro destino foi...sem destino, andámos a deambular pelas ruas da cidade,andámos nisto a tarde toda, já de volta ao quarto decidimos sair outravez para apanhar o ferry para ir ver o waterfront, daqui tem se a vista do "skyline" de Hong KOng, em que os edificios nos dão um espetaculo de luzes incrivél.O ferry é baratissimo custa 0,30€, regressámos ao quarto onde demos a noite por encerrada.

Já passa das 10 da manha, mais um dia preguicoso, deveriamos ter acordado bastante mais cedo para ir ao pico da cidade, outro ponto com vista privelegiada sobre a cidade, mas desta vez de toda a cidade. Saímos a correr para apanhar o autocarro em direcção ao Pico, custa cerca de 1€ por viagem, claro que existe a versão mais posh de chegar lá a cima, de Tram do qual se tem melhor vistas, mas é para quem tÊm mais disponibilidade financeira, custa cerca de 4€, não é que seja caro mas quando se viaja durante alguns meses tem de se pensar de maneira diferente, derepente 4€ torna-se equivalente a duas refeições. Ainda é uma viagem de 20 minutos, chegámos e subimos então ao Pico, o acesso faz-se através de um centro comercial, esse centro comercial tinha dois Miradouros, um gratuito e outro mais exclusivo 5 metros acima que teria de se pagar, mas que a nosso ver não valia a pena. No regresso do pico fizemos um percurso a pé de 45 minutos, já cansou descer..imagino a subir.

Ao fim do percurso chegamos a mais um ponto a ver em Hong Kong, os "mid levels" azar que estavam a subir e não a descer, os "mid levels" são simplesmente a maior escada rolante na rua do mundo, são mais de 800metros de escada rolante,é obra. Andámos mais um pouco e apanhamos o metro de novo para a waterfront,desta vez de dia e aproveitámos parar dar um pulo "caminho das estrelas", uma homenagem ao cinema chinês entre eles o famoso Bruce Lee.

O dia seguinte foi dia de couchsurfing com uma rapariga alemã de 22 anos, mas antes fomos até á ilha de Lantau ver o Buda Gigante que fica num alto de uma montanha, normalmente o meio de transporte até lá é o teleféricos mas de momento estão em manutenção e o meio escolhido foi o autocarro com o preço a rondar os 3,40€ ida e volta, até chegar ao "Buda" é cerca de 1 hora de caminho.

Por volta das 18 da tarde chegámos finalmente a porta da entrada da Cecilia, chegámos aqui com alguma ajuda,curiosamente por um Português de Macau que nos deu o seu contacto para quando fossemos a MAcau irmos beber um cafezito e comer um pastel de nata. Chegamos então,tocamos a campainha e lá estava a Cecilia, muito simpática e com um grande sorriso.

Conversamos um pouco e saímos para jantar comida chinesa, muito boa, perto do mercado de Mongkok por onde andámos depois num mercado de velharias. No regresso a casa fomos até ao terraço do prédio onde a Cecilia morava, mais uma boa vista, pouco tempo depois era hora da caminha. Ficámos muito pouco tempo com ela mas tinha de ser porque no dia seguinte era dia de apanhar o Ferry para MAcau.